domingo, 29 de agosto de 2010

Meu mais recente release

Rúben Pereira - Rubinho

Musico, Pesquisador de Música Popular e Memória Regional, Diretor de Departamento Histórico da Sociedade Musical Nova Aurora, integrante do Coletivo Só Pra Moer, Presidente da Associação Civil(OSCIP) USINA de Fomento Cultural, Idealizador e Diretor Artístico do Festival Cultural Benedicto Lacerda e Diretor Cultural da AABB Macaé.

Neto do poeta, memorialista e bibliotecário Ruben de Almeida Pereira e do antigo comerciante macaense Cláudio Gonçalves, filho do funcionário público, ex-vereador e grande batalhador por Macaé nos anos 80 Rubem Almeida e de Lelene Gonçalves, Rubinho, como é mais conhecido, é violonista, compositor, professor de violão, poeta, contista, um pesquisador incansável da música popular do Brasil, um sincero "fuçador" dos arquivos mais remotos, um fomentador da memória social e cultural. Aluno de grandes mestres da Música Popular do Brasil como Mauricio Carrilho, Dino 7 cordas e Luis Otávio Braga. Profundo conhecedor da história de Macaé e região. Um dos criadores da Roda Rio de Choro que acontece em Rio das Ostras na Praça á beira mar domingo sim domingo não há mais de um ano, morador da Lapa carioca de 2001 a 2008 participou de toda transformação que o bairro tem passado nesses últimos anos.

Atualmente Rúben Pereira, ou como o próprio prefere Rubinho, está de volta a sua terra natal e dá continuidade a sua batalha acerca da memória da cidade trazendo á tona nomes como Benedicto Lacerda, Viriato, Seth, Figueiredo Pimentel, Luiz Barbosa, Hindemburgo Olive, Tonito, Jean de Léry e muitos outros que habitam seu binóculo vasto de pesquisa.

Com o Coletivo Só Pra Moer tem tocado por toda região de Macaé com enorme sucesso mostrando um repertório que passa a limpo músicas de Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Ernesto Nazareth, Viriato, Benedicto Lacerda, Paulinho da viola, Cartola, Baden Powell, Vinicius de Moraes além de composições próprias de integrantes do Coletivo.

Como Idealizador e Diretor Artístico do Festival Cultural Benedicto Lacerda realizou 3 edições do Festival nos anos 2008, 2009 e 2010 trazendo a Macaé nomes como Zé da Velha e Silvério Pontes, Época de Ouro e Sérgio Cabral, Galo Preto, Mauricio Carrilho Sexteto e fomentando os grupos da região como Palafta, Bico da Coruja, Nova Aurora, Lyra dos Conspiradores, Zé Rangel, Coletivo Só Pra Moer, Regra 3, Lene Moraes, 2x4, Lita Lopes, Thaís Macedo, As Seresteiras, Atlantico, Os Matutos de Cordeiro, Jorge Benzê, e Camerata Petrobras.

Recentemente firmou uma parceria de seu grupo Coletico Só Pra Moer com a Associação Atlética Banco do Brasil - AABB Macaé para fomento das atividades culturais, levando para o clube a Usina de Fomento Cultural para ser parceira e tornando-se, após convite do Presidente Leobino Ribeiro, diretor cultural do clube.

AIC assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário